quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Vargem Grande: Tribunal do Juri absolve Nego Denis



Foi iniciada as 8h e 30 min de ontem (27) , uma sessão do juri popular para Julgamento de Denis William Vieira Ferreira, acusado de tentativa de homicídio. Segundo o relato das vítimas e testemunhas, no dia 16 de julho de 2016, o acusado que vinha aprontando muito estava homiziado no bairro Santo Antonio próximo a Caixa D`água, e os policiais ao tomarem conhecimento do fato, se deslocaram até o local indicado.
Ao chegarem no local foram recebidos a bala por Denis que insistia em Não se entregar. Depois de preso, ele foi pronunciado a Juri Popular que aconteceu nessa terça-feira.Funcionou na acusação o Promotor de Justiça de Urbano Santos Felipe Boghossian Soares da Rocha que atualmente responde interinamente pela Comarca de Vargem Grande.
Na defesa do acusado, trabalhou o advogado criminalista Dr. Juarez Batista Santos. Ao proferir a sentença o Juiz  disse que os membros da sociedade que compõe o corpo de jurados, absolveu por maioria de votos Nego Denis. Ainda assim, ele retornou para o complexo penitenciário de Pedrinhas, onde aguardará o Alvará de Soltura. O representante do Ministério Público disse que vai recorrer.

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Bebê morre afogado em rio no Maranhão



Um bebê identificado como João Miguel Milhomem Pereira, de apenas um ano e quatro meses, morreu na quinta-feira (22) após se afogar no Rio Mearim, situado no município de Barra do Corda, a 462 km de São Luís.

Segundo a polícia, a criança estava brincando no quintal de sua residência quando decidiu andar até o rio que fica perto de sua casa. Quando a família percebeu a ausência do bebê no quintal da casa começou a procurá-lo pelas proximidades da residência.

Desesperados com o sumiço do bebê, os familiares decidiram se dirigir até o rio e no local encontraram o corpo de João Miguel boiando na água. João Miguel ainda chegou a ser socorrido e encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas ele já estava sem vida.

Julgamento de réus acusados de matar o prefeito de Presidente Vargas, Bertin, é adiado


A juíza Mirela Freitas, titular da 2ª vara, da comarca de Itapecuru Mirim, adiou o júri popular do caso Bertin, que aconteceria na manhã desta segunda-feira (26).
A magistrada aceitou pedido de vistas do advogado de defesa, Erivelton Lago, que por ser novo no caso alegou não estar a par dos autos com mais de 3 mil laudas. O júri seria realizado no plenário da câmara de vereadores de Itapecuru Mirim, às 9h da manhã.
A nova data será dia 10 de dezembro de 2018, também uma segunda-feira.
Ao contrário de julgamentos recentes realizados na câmara de vereadores, as transmissões do júri também não foram permitidas pelo juízo.

Polícia recupera dinheiro levado pela população após assalto a banco em Bacabal, no Maranhão


A Polícia Civil informou nesta segunda (26) que foi recuperada parte do dinheiro que foi levado por assaltantes na noite de domingo (25) de uma agência do Banco do Brasil no município de Bacabal, a 240 km de São Luís. Uma parte do dinheiro estava pelas ruas, enquanto outra parte continuava na agência.

Imagens divulgadas pelos policiais mostram uma montanha de dinheiro dividida em notas de R$ 2, 5, 10, 20, 50 e 100 reais. Até o momento, ao menos duas pessoas já foram presas por entrarem na agência bancária e pegar as cédulas deixadas após o assalto. No entanto, algumas pessoas estão devolvendo o dinheiro à polícia de forma espontânea.


A ação criminosa assustou os moradores de Bacabal. Além do assalto ao banco, os bandidos incendiaram viaturas e atacaram a sede do 15º Batalhão da Polícia Militar e a Delegacia Regional de Polícia Civil. Três integrantes da quadrilha foram mortos no confronto com a polícia e um suspeito foi preso.

Sobre o caso, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informou que foram deslocadas várias equipes das Polícias Civil e Militar para o município e cidades vizinhas. A Polícia informou ainda que está estudando a conexão dos envolvidos com quadrilhas de outros estados. A quantia de dinheiro levada pela quadrilha não foi informada pela SSP.

Bandidos assaltam agência, incendeiam viaturas e enfrentam a polícia em Bacabal



Bandidos assaltaram na noite de domingo (25) uma agência do Banco do Brasil no município de Bacabal, a 240 km de São Luís. Além disso, os assaltantes ainda incendiaram viaturas e enfrentaram a polícia da região. Três bandidos foram mortos no confronto com a polícia e um suspeito foi preso. A polícia ainda prendeu duas pessoas que entraram na agência bancária para pegar cédulas que foram deixadas durante o crime.

Segundo informações da polícia, a ação criminosa aconteceu por volta das 22h e os bandidos estavam fortemente armados. Durante a ação, os criminosos atacaram o quartel do 15º Batalhão da Polícia Militar e também a Delegacia Regional de Polícia Civil.

Ainda de acordo com a polícia, os bandidos atravessaram veículos sobre as pontes que ficam entre o Rio Mearim e o Igarapé do Bambu, que fica na saída da BR-316. Veículos foram colocados no meio dessas pontes e foram incendiados. Carretas também foram atravessadas no meio de ruas da cidade e em trechos da BR-316 que corta o município de Bacabal.
Viaturas das Polícias Civil e Militar foram destruídas pelos bandidos. Um caminhão foi colocado pelos bandidos em fente a Delegacia Regional de Polícia Civil para impedir a saída das viaturas e muitos veículos foram incendiados na delegacia.

De acordo com os policiais, o clima foi de pânico durante a ação dos bandidos. A polícia diz que os bandidos ficaram na cidade por cerca de duas horas. Ao fugirem, os bandidos levaram vários reféns e eles foram sendo liberados ao longo da noite.
Policiais das regiões do Vale do Pindaré e Mearim se deslocaram para Bacabal com o intuito de capturar e prender os bandidos. O valor levado da agência bancária pelos bandidos ainda não foi informado pela instituição.

Acusados da morte do prefeito de Presidente Vargas, o Bertin, vão a júri popular nesta segunda feira (26)

Câmara municipal de Itapecuru onde está sendo realizado o julgamento.

Quase 12 anos depois, três dos acusados da morte do prefeito  Raimundo Bartolomeu Santos Aguiar começaram a ser julgados nesta segunda feira dia (26)

 A 2ª Vara da Comarca de Itapecuru-Mirim marcou para hoje, às 9h, na Câmara Municipal, a sessão do Tribunal do Júri Popular para o julgamento dos réus José Evangelista Duarte Santos, Benedito Manoel Martins Serrão e Raimundo Nonato Gomes Salgado, acusados do assassinato do prefeito do Município de Presidente Vargas, Raimundo Bartolomeu Santos Aguiar – o "Bertin", e da tentativa de homicídio contra Pedro Pereira de Albuquerque - o "Pedro Pote", em emboscada ocorrida no dia 6 de março de 2007, na região do Município de Itapecuru-Mirim.

Os réus foram denunciados pelo Ministério Público estadual. Conforme a denúncia, as investigações policiais revelaram que os denunciados executaram esses crimes a mando de terceiros – fato apurado em outros autos – que tinham interesse em se beneficiarem de esquema de corrupção existente naquele município, concluindo que os crimes ocorreram em razão do controle político do município e do uso indevido de dinheiro público. Com o assassinato do prefeito, os mandantes seriam beneficiados, pois Bertin deixaria o comando da prefeitura, permitindo que o então presidente da Câmara de Vereadores assumisse e pudesse pôr em prática um esquema de corrupção. Os três policiais acusados não obteriam qualquer benefício direto com o assassinato, mas sim os mandantes.

Após a análise da denúncia, o Judiciário de Itapecuru decidiu, diante da existência de materialidade e indícios suficientes de autoria do crime, pronunciar os três executores nas penas do artigo 121, §2º, I e IV combinado com o artigo. 29, todos do Código Penal, em relação a Bertin, e nas penas do artigo 121, §2º, IV combinado com o artigo 14, II e artigo 29 do Código Penal, em relação à vítima Pedro Pote, a fim de que sejam submetidos a julgamento pelo Tribunal do Júri.

O CRIME - De acordo com informações do inquérito policial que apurou a ocorrência, no dia 6 de março de 2007, por volta das 22h45min, na altura do Km 193 da BR 222, em Itapecuru- Mirim, no povoado "Cigana", as vítimas Raimundo Aguiar e Pedro Albuquerque viajavam no sentido Itapecuru- Mirim-Vargem Grande, em carro conduzido pelo primeiro, quando outro carro os alcançou, forçando a parar, sob a mira de armas de fogo, tendo sido disparados dois disparos, na porta esquerda do veículo das vítimas. Em seguida, os três primeiros denunciados, todos militares, renderam as vítimas, tentando algemá-las uma à outra. O primeiro denunciado efetuou dois disparos em Bertin - um na região frontal, e outro na região mandibular -, e o segundo e o terceiro denunciados tentaram imobilizar a segunda vítima, Pedro Pote, tendo o terceiro denunciado efetuado um disparo na região mamária direita, transfixando o tórax. Depois de lutar contra o soldado Salgado, a vítima Pedro Pote conseguiu se livrar das algemas mas ao tentar fugir foi perseguido e golpeado, com estocadas de faca na cabeça. Após os crimes, os acusados fugiram ao notar a chegada de um terceiro veículo trafegando na BR.

A PRONÚNCIA - Na pronúncia, o Judiciário constatou a materialidade do delito, diante das provas anexadas aos autos, como o laudo de exame em local de morte violenta e o laudo de exame cadavérico e de lesão corporal nos quais fica patente a morte da vítima Raimundo Aguiar por traumatismo crânio encefálico por projétil de arma de fogo; bem como a tentativa de homicídio contra a vítima Pedro Albuquerque, o qual fora alvejado por arma de fogo no tórax, além de ter sofrido ferimentos na cabeça, resultando em perigo de vida. E, em relação à autoria do delito, entendeu que os indícios foram suficientes, vez que uma das vítimas sobreviveu e apontou os três acusados como executores do crime.

A DEFESA - Encarregada da defesa dos executores do crime, a Defensoria Pública propôs a conversão do julgamento em diligência e a impronúncia dos acusados por falta de indícios suficientes de autoria delitiva ou, ainda, pela desclassificação da conduta criminosa para excluir a qualificadora. Nas alegações finais, argumentou que em momento algum da instrução processual restou demonstrada ou, ao menos indicada, a possibilidade, seja mesmo remota, de qualquer recebimento de valores por parte dos acusados ou promessa futura de recompensa. O pedido de diligência foi desconsiderado pela juíza, por ter sido considerado “meramente protelatório". Quanto ao crime de encomenda, a magistrada citou o fato de que, além dos réus executores do crime, também foram acusadas mais seis pessoas, apontadas como mandantes, tendo o processo sido desmembrado em relação aos últimos. "Não há de se dizer, portanto, que tal possibilidade seja remota, mas trata-se, antes, de uma possibilidade perfeitamente factível e dedutível", diz a sentença.

A pronúncia data de 25 de outubro de 2016, mas a designação da sessão do Tribunal do Júri só foi possível após o julgamento do Recurso em Sentido Estrito providenciado pela defesa dos acusados junto ao Tribunal de Justiça do Estado, o qual foi relatado pelo desembargador Fróz Sobrinho e negado por unanimidade dos membros julgadores da 3ª Câmara Criminal, em 9 de outubro de 2017, confirmando a pronuncia da 2°vara de Itapecuru Mirim.

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Grande quantidade de armas e munições são apreendidas pela policia civil de vargem grande-MA



No início da tarde de hoje, a Polícia Civil de Vargem Grande recebeu denuncias através do aplicativo WatsApp de que em dois comércios localizados na avenida Castelo Branco nesta cidade havia uma comercialização de armas e  munições. A polícia se deslocou até os locais mencionados e prendeu em flagrante os comerciantes Francisco das Chagas Lobo, Henrique Augusto Figueredo Lobo proprietários de um dos estabelecimentos e também, Carlos José dos Santos Costa, proprietário de um outro estabelecimento comercial situado na mesma avenida. Com os empresários foram encontradas armas e munições, Os três serão ouvidos na presença de seus advogados e serão encaminhados ao presídio de Itapecuru onde ficarão a disposição da Justiça.

sábado, 25 de agosto de 2018

Quilombo Rampa comemora 200 anos de existência e celebra festejo de são Bartolomeu


O quilombo Rampa situado a 20 km da sede do município, comemorou ontem 200 anos de existência , a comunidade celebrou também o encerramento do festejo de são Bartolomeu.

O evento atraiu milhares de pessoas que contou com uma vasta programação, durante a manhã houve celebração da santa missa com Dom Sebastião Bandeira Coelho bispo da diocese de Coroatá.

No fim da tarde uma procissão com a imagem do santo percorreu as ruas do povoado retornando em seguida para a igreja de são Bartolomeu, onde foi celebrada uma missa campal presidida pelo padre antônio Carlos ,pároco de Vargem Grande.

Além da programação religiosa o evento conta com festa dançante que aconteceu durante toda a noite.



noite.

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Flávio Dino festeja com multidão em Coroatá pesquisa que mostra vitória no 1º turno

Caminhada em coroatá
A cidade de Coroatá amanheceu nesta sexta-feira (24) em clima festivo. Com bandeiras e ao som do Passinho do 65, os moradores foram festejar ao lado de Flávio Dino a nova pesquisa Exata/JP que mostra a vitória do governador no primeiro turno das eleições. De acordo com o levantamento, Flávio Dino tem 61% das intenções de votos válidos.
Flávio e os moradores fizeram uma caminhada lotada de gente, mostrando nas ruas o apoio que a pesquisa revelou nos números.
“Saiu pesquisa hoje no Jornal Pequeno, uma pesquisa séria. A outra candidata tem 31%, Flávio Dino tem 61%”, disse o governador.
“Hoje o Maranhão todo está vendo que nós vamos vencer a eleição no primeiro turno”, acrescentou. “Vim aqui hoje pedir para vocês fazerem uma bela campanha, a campanha da alegria e da esperança.”
Mudança
Os moradores de Coroatá destacaram as mudanças feitas desde que Flávio assumiu o Governo, em 2015.
Para a copeira Maria Valdeiusa, “muita coisa melhorou pra gente, como o asfalto. Coroatá avançou muito e nós estamos de novo com Flávio até o dia em que ele quiser”.
A vendedora Josilene Ferreira disse que, entre os motivos para votar em Flávio, está a segurança: “Melhorou 100%. Agora tem polícia; onde não tinha agora tem”.
“Flávio Dino tem feito muito pelo Maranhão. No passado só os maiorais tinham benefícios, e hoje a classe mais pobre está sendo mais favorecida”, disse o vereador Claudecir Reis. “Coroatá não pode parar no desenvolvimento. Tudo com o que se comprometeu, o governador tem cumprido”, acrescentou o vereador Cássio.
Pesquisa
A pesquisa Exata/JP está registrada no TSE sob o número MA-07422/2018. Foram 1.401 questionários aplicados entre os dias 19 e 23 de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos.

Morre aos 85 anos Vozinha Adelina, famosa por webnovela com neto


Famosa na internet por fazer webnovelas com o neto Benedito Aarão, Adelina Sales, conhecida como Vozinha Adelina morreu nesta terça-feira, 21, aos 85 anos, em Águas Claras, DF. Os vídeos da dupla no YouTube tiveram mais de 240 milhões de visualizações no canal “Nossa Novela”.

A idosa sofria de esquizofrenia desde os 40 anos e foi diagnosticada com Alzheimer há 11 anos. As causas da morte não foram divulgadas, mas o neto Benedito informou que Aselina estava se alimentando por meio de uma sonda, após passar por uma cirurgia.

Os vídeos faziam sucesso e sempre eram caracterizados pelo bom humor da Vozinha que adorava contar histórias do passado.No último vídeo, Benedito agradeceu aos familiares e amigos que o ajudaram a cuidar da avó e relembrou os melhores momentos e as músicas que Dona Adelina mais gostava.

Durante uma transmissão ao vivo no Facebook, Benedito de Araújo, lamentou a morte de sua avó: “Infelizmente Deus a levou hoje pela manhã. Já não posso mais dar aquele abraço, não posso mais brincar, tudo porque Deus resolveu levar nossa princesa.


Vargem Grande caminha ao lado de Flávio Dino: “A gente vota nele porque confia”


O governador e candidato à reeleição Flávio Dino fez uma caminhada repleta de gente nesta quinta-feira (23) em Vargem Grande. Os moradores compareceram em peso para dar apoio a Flávio. A trilha musical que animou o ato foi o Passinho do 65.

“A gente vota nele porque confia. As promessas dele são muito boas”, disse a moradora Juliana da Silva.

“Foi o melhor governador, foi o único que fez coisas na nossa cidade. Tem a Escola Digna, que tá servindo para todos os jovens; e tem o Restaurante Popular, que é para as pessoas que não têm dinheiro para comer em restaurante chique. Comida boa, de R$ 2”, afirmou Sheila Cardoso.

Além de Escolas Dignas e o Restaurante Popular, Flávio fez uma série de investimentos na cidade desde 2015, incluindo Núcleo de Educação Integral, uniformes, Bolsa Escola, ônibus escolar, Mais Asfalto, ampliação do abastecimento de água, nova ambulância, novos policiais e viaturas, entrega de sementes, Maranet e Cras.

Presença permanente

“Não há uma única política de governo que a gente não tenha trazido aqui para o município”, disse o governador. Ele ressaltou a parceria com a prefeitura para levar ações como o Mais Asfalto à cidade.

“Já vim aqui inaugurar escola, Restaurante Popular, Mais Asfalto e, na próxima vez que eu vier aqui, tendo a honra de ser reeleito, será para inaugurar essa grande obra de R$ 7 milhões, que é a obra do sistema de água de Vargem Grande”, acrescentou.

Para o prefeito do município, Carlinhos Barros, “é sempre gratificante contar com a presença do governador, querido do povo. É uma parceria muito boa que deu certo entre Estado e prefeitura”.

Para o prefeito de Presidente Vargas, Wellington Uchoa, que também participou do ato, Flávio “é o melhor governador que já teve no Maranhão e vai se eleger no primeiro turno pelo bom trabalho que vem fazendo”.


quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Vargem Grande: Começa os festejos de São Raimundo Nonato dos Mulundus

Romaria
Começou nesta terça-feira, 22, e se estende até o dia 31 deste mês, os festejos de são Raimundo nonato dos mulundus.

Milhares de fiéis se deslocam de suas cidades para acompanhar a romaria do santo vaqueiro realizada no município de vargem grande no dia 22 de agosto.

A homenagem a são Raimundo nonato dos mulundus, acontece há quase 200 anos.
somente a romaria reuni cerca de 30 mil pessoas, que percorrerem o trajeto que vai da igreja matriz de são sebastião, padroeiro da cidade, até a comunidade paulica, a 8 km da sede do município.
Missa na paulica

Atualmente, a caminhada dura cerca de 3h, mas nem sempre foi assim. Antes acontecia dentro de um dia e meio, em um percurso de uma estrada de difícil acesso. O local onde iniciou a devoção ao santo foi no povoado Mulundus, cerca de 20 km da cidade. Diz a história que Raimundo Nonato era um vaqueiro, trabalhador e morador da comunidade Mulundus. Em acidente ocorrido junto a uma carnaubeira veio a falecer, o que causou muita comoção.

O fato ocorreu em 1732 quando o mesmo tinha 32 anos. Segundo os relatos sobre ocorrido, o corpo foi encontrado dias depois de seu desaparecimento e estava intacto e cheirava a flor. Aos poucos se criou uma devoção popular em torno do santo vaqueiro, fazendo com que a população recolhesse os pedaços da carnaubeira para serem usados como produto medicinal, apartir dai começou a surgir os milagres atribuídos a ele.


imagem aérea do povoado paulica 

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Idoso de 74 anos é encontrado morto na zona rural de Vargem Grande-MA;suspeita é de latrocínio

José Silva/Vitima

Um homem identificado como José Silva de 74 anos foi encontrado morto no início da tarde desta quarta feira(15)na estrada vicinal que dá acesso ao povoado Pedra Grande.

De acordo com informações o idoso era morador do bairro da cerâmica em Vargem Grande ,ele foi encontrado morto nas proximidades do povoado Macaúba,com diversas golpes de arma branca no rosto e nos braços.

A policia ainda não se pronunciou sobre o caso ,porém a suspeita é de que se trata de latrocínio ,roubo seguido de morte ,isso por que a moto da vitima não foi encontrada e pressupõe-se que teria sido levada por assaltantes.

O corpo foi levado para o hospital municipal Benito Mussoline de Sousa que após os procedimentos  será entregue a família.

Hospital municipal Benito Mussoline de Sousa

terça-feira, 14 de agosto de 2018

OPORTUNIDADE DE EMPREGO: VARGEM GRANDE ENTRE AS CIDADES QUE MAIS VÃO CRESCER NOS PRÓXIMOS CINCO ANOS.


Bomba! Empresas prometem acelerar o mercado de trabalho em Vargem Grande e cidades vizinhas.

                Cerca de 18 empresas mostraram interesse em se instalar na pequena cidade maranhense de Vargem Grande, Assim como tem feito nas cidades vizinhas Itapecuru e Chapadinha. Entre as empresas estão: Grupo Mateus, Magazine Luiza, Ricardo Eletro, Lojas Americanas, Piscinas iGUi, Cacau Show, Farmácias Pague Menos, Extrafarma, Drogasil , Drogarias Globo, Óticas Diniz.


               Essa é uma excelente notícia para os habitantes da pequena cidade uma vez que o Maranhão é um dos Estados mais pobres do país e o mercado de trabalho está em recessão. A previsão estatística é que sejam gerados mais de mil vagas de emprego diretos e indiretos incluindo na construção civil que irá preparar a cidade para receber Tais Empreendimentos.
            A notícia anima principalmente os jovens e adolescentes que terminaram o ensino médio estão cursando faculdade mas, ainda não tiveram experiência com primeiro emprego, das empresas que sinalizaram oito delas aceitam vagas para jovens aprendizes com idade de 14 até 21 anos para trabalho de 30 horas semanais ou meio período.

           Para as vagas de trabalho de tempo normal a partir de 40 horas semanais faz-se necessário ter ensino médio completo ou cursos técnicos de nível médio e especializações em áreas específicas como: segurança no trabalho, técnico em edificações, técnico de vendas e marketing, técnico em farmácia, técnico de meio Ambiente, entre outros.
As vagas para ensino superior exigem conclusão de graduação nas áreas de: Administração, contabilidade, bioquímica, farmácia, engenharia civil, arquitetura, design de interiores, entre outros.
              Para todas as profissões a principal exigência é o uso das tecnologias disponíveis no mercado, uma vez que todos os Empreendimentos citados possuem controle digital de estoque e vendas. Entende-se por isso que todos os que desejarem se candidatar a uma vaga de emprego precisam ter conhecimento na área de informática comprovado com certificado em instituição credenciada no MEC e ter experiência na área de Tecnologia em: Automação comercial, operador de computador Master, curso de informática avançada, curso profissionalizante em manutenção de computadores, curso profissionalizante em manutenção de empilhadeiras, Curso profissionalizante em exposição de mercadorias, Curso profissionalizante em atendimento de caixa digital entre outros.
                   A previsão é de todos os Empreendimentos comecem a mover os pauzinhos para estar em funcionamento no início de 2019, portanto você que deseja concorrer a uma das vagas é imperativo que se capacite fazendo um curso de graduação, especialização, técnico ou profissionalizante.
Vale lembrar que ainda existem os chamados “Maria vai com as outras”, que são as empresas que aproveitam o crescimento de cidades em ascensão para também abrirem negócios na região.
Estima-se que a população da cidade aumente em 36,5% nos próximos 5 anos segundo o Pareamento de cidades pequenas em crescimento comercial. (PCPCC)
VARGEM GRANDE JÁ NA LISTA DAS CIDADES EM DESENVOLVIMENTO. (FONTE: PCPCC)

                     Os donos de Hoteis e Pousadas também se animaram com a notícia, a grande maioria da mão de obra virá de fora devido a falta de mão de obra local especializada. Portanto espera-se uma grande movimentação no mercado hoteleiro e aluguel de imóveis residenciais.


segunda-feira, 13 de agosto de 2018

buscas por adolescente que se afogou ontem no Araçagy continuam

Foto: Reprodução 

O Corpo de Bombeiros Militar continua, na manhã desta segunda-feira, 13, as buscas pelo segundo adolescente vítima de afogamento na praia do Araçagy. O acidente ocorreu na manhã de ontem, e levou a óbito o menino Mauro Gabriel Silva Pires, de 13 anos. O irmão dele, Felipe da Silva Pires, de 14, segue desaparecido.


Segundo o Capitão Lisboa, do Corpo de Bombeiros, os adolescentes estavam na companhia de outros jovens antes de desaparecer no mar. Assim que notaram o sumiço, os colegas acionaram os bombeiros, que realizaram operação para fazer o resgate.

Os oficiais ainda tentaram reanimar Mauro Gabriel, sem sucesso. Agora, as buscas são para encontrar o irmão. “Hoje uma equipe está em uma embarcação, outra fazendo varredura aquática, e ao longo do dia vamos fazer sobrevoos com o auxílio da aeronáutica”, informa o Capitão Lisboa.

Entenda o caso
Dois irmãos adolescentes identificados como Mauro Gabriel da Silva Pires de 13 anos e Felipe da Silva Pires de 14 anos de idade desapareceram no início da tarde deste domingo, 12, na Praia do Araçagy, região metropolitana de São Luís. As primeiras informações dão conta que um dos irmãos estava se afogando e o outro foi tentar ajudar, mas acabou sendo puxado pela corrente marítima.
Irmãos Felipe da Silva Pires e Mauro Gabriel da Silva Pires se afogaram na Praia do Araçagi (Foto: Reprodução / TV Mirante)

domingo, 12 de agosto de 2018

Irmãos adolescentes morrem afogados na praia do Araçagy


Mauro Gabriel da Silva Pires, de 13 anos, e Felipe da Silva Pires, de 14 anos de idade, se afogaram na praia do Araçagy, em São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luís. O caso aconteceu no início da tarde deste domingo (12).

O Corpo de Bombeiros confirmou que eles eram irmãos e encontrou o corpo de Mauro Gabriel por volta das 14h03. Ele passou por manobras de reanimação cardíaca, mas acabou morrendo.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros e do Centro Tático Aéreo fazem buscas para encontrar o outro  adolescente, Felipe da Silva, que continua desaparecido.

As causas para o afogamento ainda estão sendo investigadas.

sábado, 11 de agosto de 2018

Vargem Grande: Homem é esfaqueado onze vezes em terreiro de Umbanda

Hospital Municipal de Vargem Grande-Ma

Deu entrada as 3hs e 45 min de hoje (11/08) no hospital Benito Mussoline de Sousa,no setor de urgência e emergência o senhor George Gerlan Carvalho de Brito, com onze facadas no abdomem e nas costas.
Segundo informações, Gerlan que reside a rua Tomaz de Aquino Nº 900 no bairro São Miguel, participava de um culto de umbanda no terreiro da senhora Zilda, na rua da Piçarreira no bairro São Miguel em Vargem Grande e teria discutido com um homem conhecido como Panda.
No auge da discussão, segundo os mesmos informantes, o suspeito golpeou a vítima com onze facadas. Após o ato criminoso, o suspeito fugiu  enquanto populares prestavam socorro a vítima. Após os primeiros socorros, e devido a gravidade dos ferimentos, a vítima foi encaminhada para o Hospital Socorrão II em São Luis onde se encontra em observação médica.

(Com informações do Blog do Zé de Fátima,autorizado pelo titular)

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

ELEIÇÕES 2018: Primeiro debate televisivo deixa a desejar

DEBATE BAND
Começou, nessa quinta-feira (9/8), a temporada de debates televisivos entre candidatos ao Palácio do Planalto. O primeiro deles foi transmitido pela TV Bandeirantes, e contou com oito dos postulantes à Presidência da República: Álvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriotas), Ciro Gomes (PDT), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (Psol) e Marina Silva (Rede).

A ausência do PT fez com que o partido fosse escanteado pelos concorrentes. Pouco se falou sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba após ser condenado a 12 anos e um mês de prisão no caso do tríplex do Guarujá (SP). A Justiça negou o pedido dele para que ele pudesse comparecer ao debate.

O chumbo trocado entre os presidenciáveis deu o tom do que vem por aí, a partir do dia 16, quando começa, de fato, a campanha eleitoral. Nessa quinta, sobravam críticas e faltaram propostas concretas e bem estruturadas. Jair Bolsonaro (PSL) negou-se, até, a responder uma pergunta de Guilherme Boulos (PSol), a quem chamou de “cidadão desqualificado”.

Houve quem defendesse ideais em vez de responder aos questionamentos. Na internet, comentou-se a falta de fôlego dos presidenciáveis após o primeiro bloco, considerado o mais quente.
Candidato do PSol, Boulos usou o tempo das considerações iniciais para defender Lula — a única vez em que o petista foi citado. “O ex-presidente Lula deveria estar aqui, mas está preso injustamente, enquanto o (presidente Michel) Temer está lá em Brasília”, alfinetou Boulos. Daciolo falou sobre amor, fraternidade e citou, diversas vezes, o “nome de Jesus”. No primeiro bloco, os presidenciáveis responderam sobre corrupção, investimento e geração de empregos.

Boulos também teve um acalorado debate com Jair Bolsonaro ao dizer que o parlamentar tinha “mais imóveis que projetos aprovados”. Nitidamente irritado, o candidato do PSL perdeu a mão e disse que não estava ali para discutir com um “cidadão desqualificado”, recusando-se a responder à tréplica do rival. Na internet, esse foi o momento mais comentado do debate. Usuários escreveram nas redes sociais que o “clima baixou” depois dos ataques mútuos no primeiro bloco.

Geraldo Alckmin foi um dos mais questionados. Ciro Gomes, por exemplo, perguntou sobre a reforma trabalhista. O ex-governador do Ceará fez críticas ferrenhas às mudanças nas leis trabalhistas, que qualificou como “selvageria”. “O seu partido (PSDB) votou a favor da reforma trabalhista. Mais de 32 milhões de trabalhadores foram empurrados para viver de bico. O senhor pretende manter a reforma?” O tucano respondeu que algumas arestas precisam ser ajustadas, mas bateu o pé na necessidade de alteração.

Álvaro Dias aparentava nervosismo e, por diversas vezes, ultrapassou o tempo estabelecido pelo mediador, o jornalista Ricardo Boechat. Tratou de mortalidade infantil e dos crimes contra a mulher quando teve a oportunidade de falar com Bolsonaro. O parlamentar respondeu que “as mulheres de hoje em dia ganham mais que os homens em muitas carreiras” e que “o estado não pode intervir”. Ao ser questionado sobre educação, o capitão da reserva citou matéria do Correio Braziliense desta semana sobre a aceitação de estudantes brasilienses do Colégio Militar na universidade norte-americana de Harvard.

Henrique Meirelles usou seu currículo para tentar sobressair. Sempre que podia, relembrava sua trajetória à frente de grandes empresas, como o Bank Boston e o Banco do Brasil. O ex-ministro de Fazenda frisou ser um “candidato sem processo”, lembrou da criação de milhões de empregos enquanto esteve à frente de instituição financeira mais importante do país. “Emprego não se cria no grito. Precisamos de investimentos.”

Marina ficou apagada em praticamente todo o debate. A candidata poderia ter aproveitado a oportunidade para se destacar. Preferiu usar frase de efeitos e foi mais citada na internet ao comentar sobre corrupção : “O mundo está cheio de lobo mau querendo comer o dinheiro da vovozinha"

VARGEM GRANDE:Homem é morto a facadas durante a madrugada

vitima 
Na madrugada desta sexta feira (10) por volta da meia noite o corpo de Elisvaldo Silva da Conceição foi encontrado pela guarnição da policia militar que no momento estava fazendo o serviço de patrulhamento e ao passar pela Rua São Tomé, no Bairro do  Açude “próximo ao parque dos buritis” encontrou a vítima caída no meio da rua, a mesma estava com uma perfuração no hipogástrio.

 Imediatamente a Guarnição entrou em contato com o hospital municipal solicitando uma ambulância, que rapidamente chegou ao local e socorreu a vítima, porém, a mesma não resistiu ao ferimento.

 Após sondagens pelas proximidades em que foi encontrada a vítima, foi descoberto que a mesma desde o início da noite ingeria bebida alcoólica juntamente com um grupo de pessoas e que a mesma teria entrado em atrito com integrantes do meio, fato que fez a vítima se retirar.

De acordo com informações da policia Algum tempo depois o grupo ainda continuava com a “bebedeira” no quintal da residência de um homem identificado como Sr Lucas, na travessa São Tomé.Quando a vitima retornou, novamente iniciou-se outra discussão onde Eanderson de Oliveira Cardoso  utilizou uma faca e desferiu um golpe em Elisvaldo . Tanto o agressor quanto  a vitima saíram do local, tomando destinos ignorados pelos presentes.

A policia militar iniciou intensas buscas pela cidade na tentativa de localizar o infrator, mas infelizmente não logrou êxito. A policia informou ainda, que as buscas continuam.

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Tribunal nega pedido para Lula participar de debate de televisão nesta quinta



O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou nesta quinta-feira (9) pedido do Partido dos Trabalhadores para que Luiz Inácio Lula da Silva participasse do debate da TV Bandeirantes com candidatos à Presidência da República nas eleições de 2018, esta noite. Advogados do PT entraram com mandado de segurança após um pedido anterior não ter sido analisado.

"Incabível a impetração por ausência dos requisitos previstos em lei, indefiro a inicial", decidiu a relatora Cláudia Cristina Cristofani.

Lula cumpre pena na Polícia Federal, em Curitiba, desde 7 de abril. Ele foi condenado em segunda instância na Lava Jato a 12 anos e 1 mês por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do triplex em Guarujá (SP). O ex-presidente foi anunciado candidato do PT na noite de domingo (5).

No mandado de segurança, a defesa solicitava que o pedido fosse encaminhado a outro desembargador, já que a juíza federal Bianca Georgia Cruz Arenhart não aceitou analisar o outro recurso protocolado, chamado de agravo de execução penal, em 1º de agosto.

Na decisão da juíza, de 6 de agosto, ela pontuou que o PT carece de legitimidade para fazer o pedido, o que cabe à defesa de Lula. O recurso foi, então, encaminhado para o Ministério Público Federal para um parecer. Na mesma linha, o MPF concluiu que o partido político não poderia fazer tal pedido.
Na 12ª Vara Federal de Curitiba, antes de chegar ao TRF-4, o pedido dos advogados do PT foi negado.

"A decisão de primeiro grau é taxativa ao destacar que o Partido dos Trabalhadores - PT carece de legitimidade", acrescentou a desembargadora do TRF-4.
O partido também pediu que fosse autorizada a participação de Lula em atos de pré-campanha via videoconferência, ou através de vídeos gravados na Superintendência da PF.

"Deve-se reconhecer a legitimidade ativa do Partido dos Trabalhadores para formular os requerimentos não conhecidos pela decisão impugnada, porquanto o partido político goza do legítimo direito de apresentar candidatos para as eleições e vê-los praticar os atos permitidos em lei", alegava a defesa do PT no recurso.

"Inegável que as restrições impostas ao candidato do Partido dos Trabalhadores à Presidência da República descontroem a própria democracia brasileira e o direito da população brasileira de escolher livremente o próximo Presidente da República. Prejudicar a isonomia entre os candidatos, deixando o povo alijado de ouvir, ao menos, as propostas, é suprimir a própria participação popular do próximo pleito eleitoral", acrescentava o mandado de segurança.

Bancos tem horário de funcionamento alterado nesta sexta feira


Os bancários anunciaram que uma paralisação em adesão ao movimento nacional “Dia do Basta”, ocorrerá nas agências, nesta sexta-feira, 10. O horário de funcionamento começará uma hora mais tarde.

Os profissionais reivindicam melhorias relacionadas à saúde, defesa do emprego, fim das metas, melhores condições de trabalho e manutenção do padrão de contratação.

Em reunião realizada nesta terça, 7, na sede do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), os bancários não aceitaram o acordo proposto pela Federação Nacional dos Bancos (FENABAN), Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Os bancos lucraram em 2017 quase R$ 80 bilhões, e propõem reposição da inflação para as verbas salariais da categoria (salários, vales, auxílios e PLR). De acordo com os bancários, a proposta não assegura a manutenção de inúmeros direitos conquistados.

Caso não haja acordo com os banqueiros, além da paralisação, os bancários anunciaram que podem entrar de greve na próxima quarta-feira, 15.
“Dia do Basta” – É promovido por movimentos sindicais, e nesta sexta-feira, 10, trabalhadores realizarão paralisações, atrasos de turno e atos de protesto em várias cidades do país. A manifestação é contra o desemprego, a retirada de direitos dos trabalhadores comnquistados em décadas de mobilização.

Vargem Grande: Tribunal do Juri absolve Nego Denis

Foi iniciada as 8h e 30 min de ontem (27) , uma sessão do juri popular para Julgamento de Denis William Vieira Ferreira, acusado de t...